Reflorestemos nossos corações e mentes

Por Suzi Berni

“Reflorestemos nossos corações e mentes”, palavras de Angélica Kaingang, ativista da etnia indígena dos Kaingangues, em live de 16/08 da Fração indígena do PCB pelo canal do YouTube do Poder Popular e mediada pelo camarada Claudio Ribeiro.
Reflorestemos. Quem, na sociedade capitalista, sabe o que é, o que realmente compõe uma floresta? Quem sabe como nasce o sol durante as quatro estações? Quem sabe diferenciar seus raios pelo contato com a pele e as plantas? Quem conhece o desenvolvimento de uma ou outra espécie de árvore? Quem entende o rio como um irmão? Quem sente o cheiro de uma cobra venenosa?
Quando Angélica e seus irmãos kaingangues se dirigiram ao RU da UFRGS para o almoço, não era no consumo da refeição que eles pensavam. Não era no status do local. Não era em quanto custava uma refeição. Era na ágape tribal. Era no prazer do convívio. Era na ingestão de alimentos que sustentam o corpo; não no consumo que aproxima o ser criado pelo capitalismo de qualquer ente da realidade, seja uma floresta, uma refeição, uma família. Os seres do capitalismo, quando se reúnem em família é para consumir comida e, em geral, álcool. Não é para um contato profundo, real, fluido entre um e outro. Raramente dizemos o que pensamos e ignoramos nossas diferenças. Não as reconhecemos e aceitamos. Não. Nós a negamos.
Então, a triste pergunta que fiz à entrevistada precisa de uma resposta que fique clara para toda a população brasileira: se os povos originários pudessem andar livremente pelas terras brasileiras, ela teria sentido vontade/necessidade de ir para a Universidade, esta filha do capitalismo cuja principal função tem sido a de apagar de nossas mentes e corações a existência da floresta?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: