Andrey Vladmirovich Kochetov, membro do Governo de Lugansk, comenta briefing da porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, sobre aprovação de Resolução da ONU contra a glorificação do nazismo, adotada pelo Terceiro Comitê da 75ª sessão da AG da ONU.

Tradução – Humberto Carvalho

Em 18 de novembro, em Nova York, o Terceiro Comitê da 75ª sessão da Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução patrocinada pela Rússia sobre o combate ao ressurgimento do nazismo, o crescente avanço do neonazismo e de outros extremismos de direita que contribuem para alimentar formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância racial.

Junto com a Rússia, o documento foi co-patrocinado por 58 países de todas as regiões do mundo. A resolução foi apoiada por 122 países, ou a maioria absoluta dos estados membros da ONU. Mais uma vez, teve a oposição de apenas dois países – os Estados Unidos e a Ucrânia, enquanto 53 delegações, incluindo Estados-Membros da UE, se abstiveram.

A resolução dá uma contribuição significativa para a luta contra a glorificação do nazismo e do neonazismo, para a preservação da memória histórica das lições da Segunda Guerra Mundial e para a erradicação do racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância ideológica relacionada.

Estamos profundamente desapontados com a forma como a delegação dos EUA votou neste importante documento no ano do 75º aniversário da Vitória sobre o Nazismo e do estabelecimento dos Julgamentos de Nuremberg. Quem teria pensado que, depois de tantos anos, alguns membros das Nações Unidas citariam preocupações rebuscadas sobre a liberdade de expressão para se opor aos esforços para combater o ressurgimento do e a  glorificação do nazismo, do neonazismo, da ideologia da superioridade racial e outras formas de intolerância, desconsiderando suas obrigações nos termos dos principais acordos de direitos humanos, incluindo o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos e a Convenção Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial.

Nesse contexto, o apoio amplo e inabalável à iniciativa russa por parte dos Estados comprometidos com a luta contra a glorificação do nazismo é encorajador.

A resolução ganhou relevância particular nos últimos anos porque tem havido um rápido aumento no número de ataques e atos de violência contra pessoas de diferentes origens étnicas ou afiliação linguística ou religiosa; o preconceito por raça e cor de pele está aumentando, e migrantes e refugiados encontram cada vez mais rejeição.

Membros do movimento nazistas como ex-membros da SS, incluindo a Waffen-S.  estão cada vez mais sendo considerados heróis. Aqueles que colaboraram com os nazistas são proclamados paladinos nacionais e membros de movimentos de libertação nacional. Monumentos e memoriais estão sendo inaugurados em sua homenagem, e procissões com tochas são realizadas. Ao mesmo tempo, uma guerra em grande escala está sendo travada contra monumentos que comemoram os lutadores contra o nazismo, e livros de história estão sendo reescritos para atender a interesses políticos momentâneos. Alguns países introduzem proibições legislativas sobre o uso de símbolos da Vitória sobre o Nazismo, o que também é uma tendência alarmante.

Todas essas preocupações estão refletidas na resolução, que, como acreditamos, fortemente, deve ser uma diretriz para todos os estados membros da ONU em sua luta contra a glorificação do nazismo, neonazismo e outras práticas que contribuem para alimentar o racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância.

Um comentário em “Andrey Vladmirovich Kochetov, membro do Governo de Lugansk, comenta briefing da porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, sobre aprovação de Resolução da ONU contra a glorificação do nazismo, adotada pelo Terceiro Comitê da 75ª sessão da AG da ONU.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: