EM DOMBAS FOI CRIADA UMA ORGANIZAÇÃO DE BUSCA DOS DESAPARECIDOS NA GUERRA

Em tempos de guerra, o problema de procurar pessoas desaparecidas tornou-se mais urgente, em Dombass, nas Repúblicas Populares de Donestk e Lugansk e a primeira organização de operações de buscas de desaparecidos foi criada oficialmente. Trata-se da “União Das Mães de Filhos Desaparecidos”  conforme Kristina Kruglenko, Presidente da União, contou à EADaily sobre as tarefas da organização e os problemas mais prementes que está enfrentando atualmente.

“A organização foi fundada em 6 de fevereiro de 2019 – esta é a data oficial do registro. Trabalhamos, é claro, por muito mais tempo. A principal área de trabalho é legal. Também somos o elo entre o Bureau de Medicina Legal (instituto de criminalística)  e os parentes dos desaparecidos. Todos os nossos homens vêm do campo humanitário. Durante todo o conflito armado, cada um de nós realizou algum tipo de trabalho voluntário. Por exemplo, sou participante do Tribunal Popular da Ucrânia, alguns voluntários de nosso pessoal cuidaram de crianças e outros estavam envolvidos em outras áreas humanitárias. Gradualmente, percebemos que havia uma necessidade de procurar pessoas desaparecidas”, disse Kristina Kruglenko.

Atualmente, segundo ela, a organização aceita solicitações de cidadãos desaparecidos da República Popular de Donestk e de outros estados – civis e militares.

“Quando pessoas com uma posição civil ativa se uniam com base em nossa sociedade, enfrentávamos o problema de que os desaparecidos não tinham status. Portanto, havia problemas legais com imóveis, herança e procuração para deixar nosso território com crianças. Tivemos uma mesa-redonda com a Cruz Vermelha, onde o tópico de assistência jurídica foi discutido em detalhes. Inicialmente, quando havia dois, três ou quatro candidatos, as organizações jurídicas nos forneceram assistência gratuita, enquanto o número de candidatos era insignificante. Agora existem mais de 140 candidatos, tanto do DPR, LPR e da Rússia e da Ucrânia. O número pode aumentar. Portanto, começamos a cooperar com o centro de coordenação legal “Guerra e paz” , que atua como consultor jurídico, abordando questões legais relacionadas à busca de pessoas desaparecidas e ao registro de seus documentos “, afirmou Kruglenko.

Segundo ela, os casos são completamente diferentes e as informações dos familiares nem sempre são confiáveis.

“Durante seis meses fizemos um trabalho de buscas. Procuramos oito pessoas, quatro delas foram encontradas vivas, quatro mortas. Duas delas, uma viva e uma morta, foram encontradas no território da Federação Russa, embora seus parentes não soubessem nada sobre a partida deles. No momento, estamos trabalhando apenas no campo de informações; não estamos envolvidos em rastreamento, mas estamos em busca. Estamos tentando estabelecer contato com organizações públicas semelhantes da Ucrânia e da Federação Russa. União Abkhazian de Mães, graças ao chefe do Departamento Republicano de Exame Médico Forense Dmitry Kalashnikov que foi para a Abkhazia. Também participamos de uma conferência em Pyatigorsk organizada pela “Missão de Manutenção da Paz General Lebed”, que existe há mais de 20 anos. Eles estão envolvidos na busca de pessoas desaparecidas, têm uma tremenda experiência, foi uma conferência sobre genética e, a partir daí, trouxemos a ideia de criar passaportes genéticos para familiares de pessoas desaparecidas. Até agora, no entanto, é possível envolver apenas parentes de primeiro grau. O passaporte genético permite identificar uma pessoa após um período de tempo significativo “, afirmou a Presidente da União.

Kristina Kruglenko
Kristina Kruglenko

Fonte:  https://eadaily.com/ru/news/2020/04/24/bez-vesti-propavshie-v-voennoe-vremya-v-dnr-sozdali-poiskovuyu-organizaciyu

Tradução do  russo para o inglês – Andrey Kochetov, da República Popular de Lugansk

Tradução do inglês para o português – Humberto Carvalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: